sexta-feira, 8 de julho de 2011

Curiosidade: João-de-barro


Gente, vocês conhecem um pouco da história do João-de-barro? É aquele lindo passarinho que é capaz de construir sua própria casa, sem cimento, sem curso, sem dinheiro nenhum, apenas força de vontade. AMEI conhecer um pouco da história desse bichinho que me encantou e declaro agora como o mascotinho do meu blog..rsrs
Quero dividir com vcs essa curiosiodade e deixar como inspiração e lição de vida. É a natureza nos ensinando que mesmo diante de todas as dificuldades Deus é presente e nos dá força, capacidade e condições para conseguir o que precisamos.
Bjos e que o seu final de semana seja glorioso!


 
O joão-de-barro, é um excelente arquiteto, aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida. Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias, leva de 3 a 5 dias para fazer sua casa, usando barro úmido, palha e esterco seco, chegando a realizar de 500 a 2000 viagens, para carregar o material necessário.Sua casa tem dois cômodos: a câmara incubadora e a antecâmara, parecida com um forno.

Não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, parecendo realizar um rodízio entre dois a três ninhos, reparando ninhos velhos semi-destruídos. Quando não há mais espaço para a contrução de novos ninhos, o pássaro o constrói acima ou ao lado do velho.

Na cultura popular, é tido como passarinho trabalhador e inteligente e eu concordo plenamente. Seu canto parece uma gargalhada, no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo, e é amigo de todos, corajoso, nada tímido, chega-se com estranha confiança bem perto do homem, corre, pula e grita, como que dando risos e gargalhadas, como se soubesse que é bem-vindo..

A fêmea, conhecida como "Joaninha-de-barro" ou "Maria-de-Barro", também ajuda na construção do ninho, mas não é constante.O casal, como em tudo, são inseparáveis, também revezando o difícil trabalho de incubação dos ovos e da alimentação dos filhotes.

Podiam-se se chamar símbolo da vida doméstica e é por isso que os brasileiros gostam de vê-lo e ouvi-lo pela vizinhança.

Quando o João de barro e a Maria-de-barro assumem compromisso, é para todo o sempre. Eles vivem sempre em casais que nunca se separam. Quando morre o companheiro passam o resto da vida só.

João quando se sente traído ou seja se ele perceber que a mariazinha pulou a cerca, tranca ela pra sempre em sua casa fechando a saída, não sei se é real ou lenda, que cruel né.

Fonte do texto


Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”.

11 comentários:

  1. Show show show show!!! Excelente escolha para ser mascote!!

    ResponderExcluir
  2. Linda a historia do seu mascote....
    Obrigada pela visita e por compartilhar as minhas aventuras la do cantinho rsrrsrs
    Também to ficando por aqui... Beijos

    ResponderExcluir
  3. ' - Oie Daniela! parabéns pelo o blog está fofo e essa história do mascote? nem se fala! Ótima!
    Ah... obrigada pela visita e pela ajuda lá no dilema das portas! Já decidimos sobre as portas acho que irão ficar legais, logo, logo eu coloco as fotinhas! ah... tbm já tô te seguindo! bjus querida! tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniela, adorei a historia do seu mascote, tá de parabéns pela escolha...
    Gostei muito do seu blog.
    Abç
    Catiene

    ResponderExcluir
  5. THANKS FOR YOU,

    BOA SORTE NO SORTEIO.
    NO DOMINGO VOLTO AOS POSTS DA REFORMA E COM MAIS UMA NOVIDADE: UMA LOJINHA COM ARTIGOS DECORATIVOS DE NY BEM BARATINHOS.
    BJIM!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola flor! aa felicicima com sua visita viu! estamos pertinhoo pertinhoo, adorei teu blogger viu! boa sorte na casa ... bjks*

    ResponderExcluir
  7. Olá Dani, boa noite.
    Obrigada pela dica do site de sua irmã.
    Adorei!!!!! Lindas as festas!!!Parabéns!
    Gostei muito da idéias dos símbolos musicais, é uma linda opção.
    Muito Obrigada mesmo!!!!
    Bem Vinda ao meu cantinho. Adorei ter vc por aqui.
    bjos
    Cati

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniela!!!!

    Sempre fui apaixonada por João de Barro!!!
    Fiéis e trabalhadores!!!!
    Excelente escolha p ser mascotinho do blog!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Dani!!

    Lindo post!! O mascotiinho é sem comentários! Perfeita escolha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Dani, que lindo!!! Amei a escolha. Desejo muita sorte com sua construção, já estou acompanhando tudinho.
    Bjus

    ResponderExcluir